Escolha uma Página

DJI-Mavic-Air-quantidade-de-drones-no-Brasil-400Mensalmente a ANAC divulga a quantidade de drones registrados no Brasil.

A Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, é o órgão responsável pelo registro das aeronaves não tripuladas, quais sejam, os drones e os aeromodelos.

No presente texto iremos tratar apenas dos drones, que são as aeronaves não tripuladas com asas rotatórias, normalmente com 04 hélices que giram, para ser mais didático.

Quantidade de drones no Brasil por Estado

Como eu disse anteriormente, a ANAC divulga mensalmente algumas estatísticas interessantes sobre drones no Brasil e também separado por estados.

Neste texto iremos trabalhar as informações atualizadas até o dia 08 de maio de 2018.

Atualmente o estado que mais tem drones registrados é São Paulo, com 14.325 aeronaves registradas.

Logo em seguida vem os estados de Rio de Janeiro (5.280 drones), Minas Gerais (3.636 registros) e Paraná (2.546 unidades).

O estado com a menor quantidade de drones registrados é o Acre, com apenas 46 drones registrados.

Quantidade de pessoas registradas no Sisant

Uma segunda estatística mensal que é divulgada pela ANAC é a quantidade de drones registrados por pessoas físicas e por pessoas jurídicas.

Por pessoas físicas, em todo o Brasil, com dados atualizados em 08 de maio de 2018, temos 36.902 pessoas físicas registradas no Sisant, ou seja, pessoas que já registraram um ou mais drones nesse sistema da Agência Nacional de Aviação Civil.

E complementando a informação anterior, temos 2.086 empresas registradas que já registraram um ou mais drones no Sisant.

Quantidade de drones por tipo de uso

Uma terceira estatística interessante é a quantidade de drones registrados de acordo com a sua finalidade.

Quando falamos em finalidade, estamos falando do tipo de uso do drone, ou seja, se ele será utilizado para fins profissionais ou será apenas para o lazer do seu proprietário.

Segundo as estatísticas, há atualmente no Brasil a quantidade de 14.855 drones registrados para fins profissionais, ou seja, para ser usado de forma não recreativa.

Esclarecendo que RPAS é nomenclatura para drones de uso não recreativo no Brasil e no mundo.

Do outro lado temos os drones que são utilizados tão somente para fins recreativos.

Nos impressionou bastante a quantidade de pessoas que se preocupam em seguir as regras e mesmo para uso recreativo tomaram a iniciativa de registrar seus equipamentos.

Atualmente no Brasil há a quantidade de 26.483 drones registrados para fins recreativos, ou seja, drones que são utilizados para o lazer.

Lembrando que aeromodelo é a nomenclatura legal para drones com fins recreativos.

Lembrando que apenas drones com peso máximo de decolagem acima de 250 gramas precisa ser registrado, logo, drones de brinquedo estão liberados desta exigência.

Quantos drones há no Brasil?

Essa é uma pergunta bastante difícil de ser respondida também pelo simples fato de que muitas pessoas desconhecem a legislação e a regulamentação específica para o uso de drones no Brasil.

Atualmente há regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) e muita gente acaba ignorando tais regulamentos em virtude de achar bastante complexo o seu entendimento.

Mas bom, voltando ao nosso assunto, a ANAC divulgou a quantidade de drones devidamente registrados no Brasil e as informações atualizadas em maio de 2018 dão conta da existência de 41.338 drones registrados no Brasil.

Estima-se que apenas 25 a 30% dos drones no Brasil sejam registrados, logo, a estimativa é de que hajam algo em torno de 150.000 drones voando pelos céus brasileiros, infelizmente a maioria de forma ilegal, ou seja, em desacordo com a legislação.

A ANAC não divulgou as marcas e modelos de drones mais comuns no Brasil, mas certamente a marca com mais drones registrados no Brasil é a DJI enquanto que as linhas Phantom e Mavic são, segundo nossas estimativas, as mais comuns no Brasil.

No ano de 2017 e também já em 2018 fizemos duas análises com os drones do mercado e nos manifestamos acerca dos melhores drones de 2017 e o melhor drone de 2018, não deixe de ler.

Informações mais atualizadas

Para ter acesso às informações mais atualizadas e completas, acesse diretamente a página da ANAC sobre estatísticas de drones no Brasil.

Fique ligado em nosso site que temos informações bacanas sobre o mercado de drones.

Tem interesse em voar com drone mas ainda está inseguro? Conheça aqui o curso de drone para iniciantes, totalmente acessível para todas as pessoas e com esclarecimentos e ensinamentos muito importantes.

 

Quantidade de Drones no Brasil
5 (100%) 7 votes