Escolha uma Página

campanha-drone-conscienteOlá, bem-vindo a mais um de nossos textos instrutivos. Hoje trataremos sobre a Campanha Drone Consciente.

Voar de forma consciente e responsável é voar respeitando a regulamentação vigente e também todas as demais normas escritas, culturais e morais.

Não é incomum vermos manchetes como as abaixo:

“Drone provoca pouso forçado de helicóptero.”

“Drone cai e machuca crianças em evento.”

“Drone provoca risco de colisão entre aviões que foram desviados de sua rota de pouso no aeroporto de Brasília.”

“Drone cai em central de distribuição de energia e provoca incêndio com vítimas.”

Adicionando a estas péssimas notícias, é de se constatar que algumas delas vêm acompanhadas de supostas presenças de pessoas famosas e/ou próximas a elas.

Muitas das notícias espalhadas pela internet são falsas, mas a população não se preocupa em verificar a fidelidade das informações que compartilham por meio de redes sociais.

O que fazer para que estas notícias não se tornem reais?

Campanha Drone Consciente

Nenhum setor da economia se consolida e cresce sem estar regulamentado.

Com os drones é a mesma coisa e a título de curiosidade fizemos um post sobre a quantidade de drones no Brasil, dividido por estado e tipos de uso, vale a pena dar uma olhada.

Desde 2017, criado pelo DECEA (Departamento do Controle do Espaço Aéreo) com apoio da ABM (Associação Brasileira de Multirrotores) a Campanha Drone Consciente vem crescendo.

O objetivo da campanha é aumentar a mobilização e engajar a comunidade na disseminação do conceito de voo seguro dentro das regras da ANAC, DECEA e ANATEL.

Mas como posso participar da campanha? Quando posso participar?

Para a segunda pergunta, a resposta é agora mesmo!

Para descobrir como, melhor explicar antes quem são – ou deveriam ser – os protagonistas da Campanha Drone Consciente.

campanha drone consciente brasilTenho certeza de que você vai se identificar com estes grupos e saberá como contribuir:

1 – Os órgãos reguladores (Anatel, Anac, Decea e Ministério da Defesa) precisam fazer sua parte. É consenso que as diversas regras a seguir são muitas. Há necessidade de se investir sempre em tutoriais e – por que não – em campanhas publicitárias que massifiquem estas informações junto à sociedade. Bem como, quando for o caso, estas instituições devem punir os infratores.

2 – A cadeia produtiva do setor, formada por fabricantes, importadores, prestadores de serviços – incluindo treinamento -, além de seguir as regras, devem usar seus canais com clientes para disseminar as regras do voo seguro.

3 – Os contratantes devem conhecer as regras e exigir como condição básica, na contratação de serviços, que toda a operação seja feita de forma legal, seguindo as normas existentes. Lembrando a eles que são corresponsáveis pelos projetos contratados.

4 – As entidades de segurança pública – isto é, as polícias – devem orientar seus efetivos a saberem agir no caso de flagrante de uso ilegal dos drones, bem como agir rápido no caso de denúncia fundamentada.

5 – Já existem, hoje, vários influenciadores digitais com boa audiência desta comunidade. É responsabilidade deles orientar seus seguidores sobre as boas práticas.

6 – Atenção especial aos grupos no WhatsApp, Facebook e similares, que existem em grande quantidade no setor para troca de informações técnicas e comerciais. Importante a responsabilidade dos seus administradores para que estes espaços virtuais sejam propagadores de boas práticas, sob pena de serem coniventes com operações ilegais.

7 – Importante que a comunidade que usa drones para fins recreacionais também participe da Campanha #DroneConsciente, assim como os que atuam comercialmente, afinal o espaço aéreo é um só e as respectivas regras são para todos.

8 – Por último, cito as associações do setor, que estão começando a se multiplicar. Importante terem um código de ética dos associados relacionado, entre outras questões, com o voo seguro e dentro das regras.

Vamos então às notícias esperadas para os próximos meses no Brasil:

“Setor de drones cresce no Brasil e gera centenas de novas empresas e milhares de empregos ao ano.”

“Drones ampliam a produtividade do campo no manejo do solo e reduzem risco de contaminação na pulverização de precisão nas lavouras.”

“Drones ampliam a produtividade e diminuem riscos de acidentes nas inspeções de estruturas.”

“Mapeamento rápido e barato gerado por drones revoluciona a gestão de cidades.”

Se você voa seguro, respeita as regras e dissemina as boas práticas, você já está participando ativamente da Campanha Drone Consciente.

Logo, você é também responsável por validar estas notícias boas.

Muito obrigado pela leitura e se você gostou deste texto compartilhe nas suas redes sociais e ajude-nos a atingir o máximo de pessoas de bem que queiram usar seus drones de forma responsável.

Utilizamos como base para nosso texto conteúdo do site Drone Show LA.

Campanha Drone Consciente
5 (100%) 15 votes