Escolha uma Página

drone de entrega amazon legisla droneNa postagem de hoje iremos trazer para você que já é nosso leitor uma lista de possíveis utilizações para o uso de drones no Brasil e no mundo e que já podem ser implementados e até melhorados, sendo que alguns usos já são muito comuns.

Vamos lá!?

1. Delivery Drones – Drones de Entrega

A Amazon anunciou sua intenção de lançar o “Amazon Prime Air Delivery”, onde será capaz de entregar pacotes de cerca de 02 quilos e meio em menos de 30 minutos.

Embora isso ainda esteja em andamento, ele tem o potencial de transformar completamente a maneira como recebemos postagens – especialmente se você mora em uma ilha!

A Amazon não está sozinha, a Domino’s também está analisando isso como o futuro da entrega de alimentos. Imagine uma pizza literalmente voando para a sua porta – felicidade!

Mas para isso funcionar no Brasil a legislação deve ser alterada, o que na verdade até acredito que seja viável, pois na atualidade para voar dentro das normas o drone deve estar ao alcance da sua visada sem instrumentos, o chamado voo VLOS.

2. Uso de Drones Agrícolas

uso de drones na agriculturaEmbora pareça que dois mundos diferentes colidam, os drones e a agricultura parecem ser uma combinação feita no céu.

Os drones podem ser usados ​​para aplicar fertilizantes nas plantações de uma maneira muito mais eficiente, precisa e ambientalmente correta do que os tratores.

Embora também possam ser usados ​​para permitir que os agricultores acompanhem a saúde das culturas e do gado em grandes áreas (pense em ovelhas nas charnecas) e monitorem os níveis de nitrogênio.

Quando usado na pulverização de fertilizantes ou materiais específicos os drones substituem boa parte dos aviões que ainda hoje são utilizados para tal serviço.

E o melhor de tudo é que a hora de voo dos drones é mais barata e também propicia um melhor aproveitamento do material a ser pulverizado, tendo em vista que os drones podem passar em uma menor altitude e a uma velocidade menor, diminuindo a perda.

3. Drones de Conservação Ambiental

uso de drones na conservacao da naturezaParece que os drones podem ser qualificados como a maior contribuição da indústria de tecnologia para o meio ambiente no momento em que podem ser utilizados de várias maneiras.

Em primeiro lugar, Conservacionistas podem usá-los para monitorar populações de espécies ameaçadas (animais e plantas) de forma não invasiva.

Isso é especialmente útil se a espécie estiver em um terreno de difícil acesso ou difícil – afinal, é muito mais fácil sobrevoar a floresta do que andar por ela!

Segundo, os drones tornaram-se uma arma valiosa na detecção da caça furtiva tanto no mar (caça ilegal de baleias, por exemplo) como em terra.

Com o uso de tecnologia de geração de imagens térmicas, os drones podem ser usados ​​para identificar caçadores ilegais durante a noite e permitir que as equipes de segurança entrem imediatamente no local exato.

Em terceiro lugar, eles podem ser usados ​​para mapear áreas remotas que anteriormente só foram gravadas através de imagens de satélite com muito mais detalhes.

Quem sabe novas maravilhas que podemos agora descobrir?

4. Drones Policiais e de Trânsito

uso de drones policiaisHouve uma certa hesitação em relação ao uso de drones pela polícia do público em geral, uma vez que põe em causa certos direitos à privacidade.

No entanto, existem alguns casos em que são, sem dúvida, muito úteis.

Ou seja, para monitorar incidentes de tráfego, obtenha imagens de uma cena de crime e especialmente em um cenário de reféns quando a tecnologia de geração de imagens térmicas puder ser usada para identificar o número de pessoas envolvidas.

No controle do tráfego de uma cidade os drones são de extrema importância, pois podem trazer resultados em tempo real à equipe de controle de tráfego, que pode alterar temporização de sinais de trânsito e eventualmente deslocar uma equipe para atender a alguma necessidade pontual e específica.

No Brasil já temos drones sendo utilizados pelas polícias de forma ampla e geral, sendo que aqui no blog já falamos sobre o uso de drones pela PRF.

5. Uso de Drones em Serviços de Emergência

uso de drones pelos bombeirosDrones têm sido usados ​​por serviços de emergência em todo o mundo – especialmente em casos de desastres naturais.

Neste caso, o acesso humano pode ser difícil, mesmo traiçoeiro, que é exatamente onde os drones entram.

Eles podem ser usados ​​de várias maneiras: para fornecer suprimentos médicos sem colocar em risco mais vida humana, para busca e salvamento (como eles voam muito mais baixos e muito mais baratos que os helicópteros) e para apagar incêndios florestais.

Como medida de resposta a emergências, sua capacidade de mapear 3D em zonas de desastre também é inestimável para equipes de resposta e reconstrução.

No Corpo de Bombeiros, por exemplo, o drone pode ser muito mais útil para identificar riscos e eventualmente com uso de câmeras especiais pode identificar focos de incêndio e outras utilidades ainda a serem descobertas.

6. Uso de Drones em Manutenção e Construção

uso de drones na construcao civilO potencial dos drones como uma ferramenta de manutenção não pode realmente ser subestimado com os principais setores como construção, petróleo, mineração, energia solar e abastecimento de água, todos usando-os para essa finalidade.

Os drones podem acessar rapidamente áreas que seriam muito perigosas e demoradas para os seres humanos chegarem – eles podem ver as telhas em arranha-céus, plataformas de petróleo submersas e milhas de canos de água no deserto!

Como exemplo prático está a inspeção e acompanhamentos de obras, sejam planas ou verticalizadas, os drones são uma nova forma de os engenheiros ou chefes de obra realizarem a fiscalização de como estão sendo realizados os serviços contratados.

7. Drones de resgate no mar

drones de resgate no marParece que os drones podem ser usados ​​para substituir os salva-vidas, já que o primeiro resgate marítimo por drones ocorreu na Austrália.

De acordo com Time um drone “Little Ripper” foi usado para lançar um dispositivo flutuante diretamente sobre dois adolescentes nadadores exaustos na costa norte da Austrália, permitindo que eles voltassem muito mais rápido do que um resgate manual teria.

Este resgate foi bastante mostrado nos canais de televisão, trazendo mais credibilidade ao uso dos drones.

Mas é evidente que, momentaneamente, os drones ainda não podem substituir os salva-vidas, pois ainda têm baixa capacidade de carregamento de carga, pois seriam bem úteis no arremesso de boias e puxada de pessoas sem condições de nadar até a praia, por exemplo.

Não seria razoável sugerir que os drones também seriam úteis para a guarda costeira australiana para os avistamentos de tubarões também.

8. Uso de bônus: Drones de Entretenimento

uso de drones na diversaoDrones não tem que gastar todo o seu tempo salvando vidas e o meio ambiente, há também um grande mercado para os drones como artistas.

O que quero dizer com isso?

Felizmente, os drones ainda não estão contando piadas, mas eles têm multidões dos EUA extasiados com suas exibições de luz.

Especialistas estão desenvolvendo espetáculos de luz coreografados que podem fornecer uma alternativa segura e ambientalmente correta aos fogos de artifício.

Também tem havido falar de drones sendo usados ​​para segurar grandes telas de projeção para que cinemas ao ar livre possam ser colocados em qualquer lugar a qualquer hora – afinal o céu não é o limite!

Quem não assistiu ao espetáculo com drone nas Olimpíadas de Inverno de 2018?

Forte abraço e até o próximo post.


P.S. Se você chegou até aqui interessado em adquirir um drone, fiz duas postagens que podem te ajudar na escolha do seu drone: Os melhores drones de 2017 e a postagem O melhor drone de 2018 podem te dar uma boa luz na sua escolha.

7 Maneiras Inovadoras no Uso de Drones em 2018
4 (80%) 1 vote